Nem olhares duros
nem palavras severas
Devem afugentar quem ama
As rosas tem espinhos
e no entanto as colhemo-as
Shakespeare
nem palavras severas
Devem afugentar quem ama
As rosas tem espinhos
e no entanto as colhemo-as
Shakespeare
Tudo junto e tudo misturado
As várias emoções que sente
um coração que vive apaixonado
As várias emoções que sente
um coração que vive apaixonado
segunda-feira, 8 de março de 2010
Personalidade a frente da sua época /Madalena Caramuru
Madalena Caramuru
(séc. XVI)
Índia, primeira mulher brasileira letrada.
Filha da índia Moema, ou de Catarina Para-guaçu, segundo Eduardo Bueno, e de Diogo Álvares Corrêa o Caramuru, Madalena viveu na Bahia em meados do século XVI. Alguns historiadores, como Gastão Penalva e Francis-co Varnhagen, atestam que ela foi a primeira mulher brasileira a saber ler e escrever, numa época em que as mulheres eram mantidas na absoluta ignorância.
O casamento de Madalena com Afonso Rodrigues, natural de Óbidos, Portugal, foi celebrado no ano de 1534, na Bahia. Segundo ainda Varnhagen, esse casamento foi registra-do em uma inscrição gravada na Igreja da Vi-tória. Gastão Penalva atribui a Afonso o in-gresso de Madalena no mundo das letras. Esse mesmo autor transcreve em sua obra uma car-ta que teria sido escrita por ela, em 1561, ao bispo de Salvador, pedindo que as crianças es-cravas, "que se vêem separadas dos pais cati-vos, sem conhecerem Deus, sem falarem a nossa língua e reduzidas a esqueletos", fossem salvas dos maus-tratos. Oferecia a quantia de 30 peças para o resgate das "pobres crianças", que não tinham forças para o trabalho. Afir-mava que os negociantes de negros queriam que a morte as levasse depressa e lamentava que a Bahia, "que ainda ontem era berço de uma geração tão pura tivesse passado a ser vítima do domínio de negociantes negreiros, que a cada navio que chega despejam na praia, para serem vendidos em leilão, os ino-centes pretos tão dignos de melhor sorte".
A carta atribuída a Madalena Caramuru perdura no tempo corno uma construção historiográfica que busca resgatar o papel das mulheres na sociedade luso-brasileira. Madalena Caramuru representa uma notória exceção ao padrão vigente na antiga sociedade colonial, em que as mulheres eram mantidas completamente alijadas dos bens culturais.
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